terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Tratamento de efluentes - Filtros à prensa e à vácuo.

Filtro de Prensa

Os filtros de prensa se mostram uma opção vantajosa para quem quer baixar o custo da manutenção, menos consumo de energia descarte de sólidos por um valor menor e reaproveitamento de água (reuso), além de benefícios gerados ao meio ambiente entre outros. Utilizados nos mais variados segmentos, os filtros à prensa podem ser utilizados nos mais variados segmentos de tratamento de água potável e água subterrânea, de superfície e rios, sucroalcooleira, fertilizantes e várias outras.

As placas filtrantes, numa sequência, tornam-se uma câmara de recesso na qual será separado o sólido, chamado, em seu aglomerado, de torta. Elas possuem elementos filtrantes que retêm os sólidos nas câmaras e possibilitam a fluidez do líquido. Conforme aumenta a concentração de sólidos, a pressão de alimentação também sobe e os sólidos se atraem mais, expelindo, assim, o líquido. Ficam tortas de fácil manuseio e pouco líquido. Como exemplo, a pressão da operação permite até 16 bar, o que fornece torta que chega a 92% de sólidos.

Filtro rotativo

O filtro rotativo a vácuo é composto de um tambor perfurado que gira em volta de um eixo horizontal e parcialmente submerso no líquido a ser filtrado. A periferia do tambor constitui a superfície filtrante, sendo esta dividida em seções independentes, cada uma das quais ocupando 15° da circunferência e estendendo-se por todo o comprimento do tambor. As fases de cada ciclo de filtração são as seguintes: formação e crescimento da torta, filtração, lavagem, secagem, quebra vácuo e descarga da torta.
 
As Esteiras Filtrantes atendem os mercados de Mineração, Química, Saneamento, Açúcar e Álcool, Papel e Celulose, Alimentos e Bebidas, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário